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TikTok: A rede social do momento – Sua empresa precisa estar lá!

Super em alta, o TikTok é sem dúvida a rede social do momento. A princípio, muito utilizada por adolescentes, ele acabou caindo no gosto popular e hoje conta com usuários de todas as idades, apesar de sua pegada mais jovial.

Atualmente, diversas celebridades usam o TikTok como entretenimento, porém também aproveitam sua eficiência para a divulgação de trabalhos, sendo excelente ferramenta para os mercados fonográfico e cinematográfico.

Vindo da China, o TikTok tem crescido tanto no Brasil que, mesmo em plena pandemia e a necessidade de utilizar a tecnologia como ferramenta de trabalho, em abril, ele foi o segundo aplicativo mais baixado do país, com mais de 107 milhões de downloads.

Com vídeos curtos e divertidos nele, é possível dançar, cantar, dublar, criar meme e ainda interagir com os seguidores. Em tempos de quarentena, sem dúvida uma ótima maneira de se distrair, divertindo-se, explorando o bom-humor e a criatividade, algo que nós brasileiros, simplesmente amamos e fazemos muito bem.

E se é tendência, as pessoas gostam e tem um bom número de usuários por lá, por que não colocar a sua empresa nesse ambiente também?

Muitas marcas já entenderam o potencial do TikTok e iniciaram suas ações dentro da plataforma, que tem como vantagem permitir o crossover com outras redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Um bom exemplo de campanha foi a #InMyDenim, lançada pela Guess. Em um vídeo, a marca colocou um casal vestindo uma roupa básica e em seguida vestindo um jeans da Guess, notando-se claramente a diferença que o jeans promove aos seus adeptos.

Em seguida, a Guess lançou o challenge (desafio), para as pessoas fazerem suas próprias versões para o vídeo, usando a hashtag da campanha.

O resultado foi simplesmente incrível, com milhões de visualizações, milhares de novos seguidores e muito conteúdo gerado pelos próprios usuários, a favor da marca.

Dessa forma, além de engajar, a campanha ainda se mostrou muito mais assertiva, genuína e humana.

Apesar de ser a rede social do momento, o TikTok já existe há muito tempo, e não é de hoje que esse “negócio da China”, tem se mostrado atraente como plataforma digital, inclusive, faz tempo que o Marketing Digital o mantinha como uma aposta.

Ao que tudo indica, o momento finalmente chegou!

A força dela como rede social é tão grande que Mark Zuckerberg criador do Facebook e proprietário do Instagram até criou dentro desse último o “Cenas”, que traz algumas funções parecidas com o TikTok.

Democrático e fácil de usar, o TikTok permite que qualquer pessoa consiga produzir seu conteúdo, sem dificuldade ou necessidade de equipamentos muito sofisticados, tendo em vista que um simples celular é capaz de criar vídeos incríveis.

Tanto que atualmente, a maioria dos memes e vídeos virais que assistimos, têm origem no TikTok sendo feitos muitas vezes de maneira até caseira. E não pense que a idade média dos usuários pode atrapalhar a performance.

A Confort, marca que teoricamente tem como público-alvo as donas de casa, fez uma propaganda em algumas outras plataformas digitais, utilizando um vídeo do TikTok, que impactou muito.

A Avon e o Toddy, também seguiram a tendência, assim como o time Barcelona, que usa a mídia para divulgar os bastidores dos atletas, criando uma conexão entre jogadores e torcida, só para citar alguns exemplos.

Um dos fatores que colocam o TikTok como uma ótima ferramenta de divulgação é a sua inteligência artificial avançada. A entrega do conteúdo é muito precisa e sem muitos filtros, tornando a experiência do usuário muito legal, inclusive porque o algoritmo costuma privilegiar pessoas próximas.

Em pouco tempo, ele consegue transformar anônimos, em verdadeiras celebridades do mundo virtual, de uma maneira viral, que outras plataformas só permitiriam com muito investimento.

Com o uso das hashtags a busca por conteúdo também é bem rápida e o próprio TikTok indica as tendências do momento.

Assim que o usuário faz o login, já encontra muito conteúdo a sua espera e na medida que vai interagindo, passa a receber vídeos segmentados de acordo com suas preferências.

Uma outra sacada da plataforma, é a campanha de monetização, que oferece dinheiro para quem usa o App e tem atraído milhares de novos usuários.

Basicamente, a TikBônus, incentiva usuários a assistirem os clipes, na plataforma e em troca oferece um sistema de recompensas, a partir de cumprimento de metas. Apesar de temporária, a campanha com certeza chegou em um momento certo e deve durar até dezembro.

Além de produzir os próprios conteúdos, uma maneira de utilizar o TikTok como ferramenta de marketing é através dos influenciadores.

Assim como em outras plataformas, eles movimentam milhares de seguidores, portanto, dependendo do tipo de produto que você vende, pode ser uma ótima alternativa, inclusive para quem quer começar a usar como canal de veiculação de uma marca, mas não sabe exatamente como.

Para isso, só não se esqueça de fazer um mapeamento sobre quais são os principais influenciadores de seu segmento de atuação, pois através de uma parceria direta, sua chance de impactar o público-alvo é muito maior.

Aliás, a estratégia de marketing que usará para conquistar mais audiência, dependerá do seu objetivo dentro da rede.

1) Você está fazendo um teste para ver se funciona?

2) Quer usar para criar vídeos interessantes e compartilhar em outras redes sociais?

3) Deseja conquistar seguidores nessa rede social e manter um conteúdo exclusivo para a plataforma?

4) Através da presença no TikTok, objetiva atingir um público diferente?

5) Seu público-alvo tem entre 14 e 21 anos (idade média dos usuários)?

Enfim, o que faz sentido para você?

Após responder a esse questionamento, é só definir o plano de como vai apresentar seu negócio dentro da plataforma e começar a colocar em prática.

Lembre-se que quando uma rede social surge, normalmente elas são mais utilizadas por jovens. Depois disso, ela se populariza, as pessoas aprendem a usar, a rede fica mais profissional, se tornando um ótimo espaço de Comunicação.

Então, se você se questionava sobre usar ou não o TikTok em seu plano de mídia, a resposta é: já deveria estar usando!

Não fique de fora dele, afinal, uma marca que se preze, faz planejamento de negócios para anos, sendo assim, nada melhor do que começar a conquistar e fidelizar seu futuro cliente, desde agora.

Entrando nessa onda, a Eagence, também está presente nessa plataforma.

Deseja conferir os vídeos produzidos pelos colaboradores da agência, mostrando um pouco de nossa rotina e os nossos bastidores? Então, siga lá!

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