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Podcast: por que sua empresa precisa começar a produzir agora mesmo?

Pesquisas recentes apontam o grande aumento do consumo desta nova plataforma, principalmente entre homens de classe média alta.

Ele parecia esquecido, adormecido no passado dos anos 2000, mas algo – talvez o grande poder dos serviços de streaming – ressuscitou os Podcasts com força e a ferramenta, além de informativa, tornou-se uma grande aliada no trabalho de inbound marketing.

A PodPesquisa divulgou em 2018 que a diversidade de conteúdo e a liberdade para ouvir como e onde quiser são os principais diferenciais da plataforma. O levantamento traçou ainda um perfil da audiência do formato no Brasil. Foram recebidos mais de 22 mil respostas de três grupos: ouvintes de podcast; produtores de podcast e não ouvintes de podcast. O resultado foi que a maioria dos ouvintes, 84,1%, é masculina e na faixa de 30 a 39 anos, 31,4%.

Mesmo não sendo uma tática recente, em 2019 ela é vista com bons olhos para melhorar as estratégias de conteúdo relevante de uma empresa. Visando criar conteúdos neste formato e embarcar neste mercado antes dos concorrentes, várias empresas começaram a pesquisar como utilizar o podcast dentro dos esforços de inbound marketing.

Se você quer entender mais como esse formato de conteúdo se tornou uma grande aposta para 2019, continue lendo nosso post!

O que é um podcast?

Um podcast é um formato de conteúdo produzido em áudio, geralmente dividido em episódios e abordando um tema específico em cada um deles. O podcast é como um programa de rádio,

porém sua diferença e vantagem primordial é o conteúdo sob demanda. Você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.
Geralmente, a maioria dos podcasts famosos e que estão há anos no mercado, apostam em um formato com mais de duas pessoas apresentando, praticamente conversando e expondo dados e pontos de vista sobre o assunto. No Brasil, de acordo com a pesquisa, os podcasts mais ouvidos são Nerdcast (57%); Não Ouvo (21,2%); e em terceiro lugar está o Mamilos (13,3%).

O que considerar na hora de montar um podcast da sua empresa?

Agora que você já entendeu como o consumo de podcast aumentou, talvez esteja se perguntando como você pode utilizar deste formato de conteúdo para suas vendas, certo? Com o dia a dia cada vez mais agitado e cheio de informações, o podcast pode ser um jeito mais prático de atingir futuros clientes do que uma estratégia de vídeo marketing.

Para isso, primeiramente, lembre-se de realizar um planejamento do conteúdo e entender a fundo quais assuntos fazem mais sentido para a sua persona. Afinal, aqui você vai tentar atingir aquele público que geralmente não consome muito o conteúdo tradicional que a sua equipe de marketing produz.

O podcast é um material rico, por  isso, aborde assuntos que despertem a curiosidade da sua audiência e, aos poucos, reforce a sua marca através deles. Estruture muito bem o cenário em que o podcast será gravado e quais as pessoas farão parte do episódio. Para não ter erro, procure uma empresa especializada e atualizada para aproveitar esse novo canal de comunicação e estreitar um relacionamento duradouro e certeiro com seu público-alvo.

A Eagence está prontíssima para esta nova tendência. Quer iniciar um podcast? Converse com a gente!

 

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