BLOGEAGENCE

BLOG
EAGENCE

O que é Inbound Marketing?

A metodologia do Inbound Marketing consiste em atrair a atenção dos consumidores através de conteúdo útil, relevante e segmentado. Diferente da publicidade interruptiva, que muitas vezes gera uma sensação de desconforto no consumidor, o Inbound Marketing atua com a publicidade permissiva, que tem como intuito atrair o consumidor
de uma forma convidativa. No Inbound Marketing a proposta é conquistar o consumidor de maneira que ele possa:

• Interagir;
• Engajar;
• Se identificar.

Em um primeiro momento o impulso não é difundir uma marca e sim, divulgar informações interessantes para as pessoas impactadas pela mensagem comunicada, e que isto gere nelas a vontade de saber mais.

Ao estimular a busca por mais informações sobre um conteúdo específico, o Inbound Marketing coloca mais uma de suas estratégias em ação, solicitando informações e contatos deste público e em troca oferecendo mais conteúdo.
E-mail, telefone, endereço, interesses, todas essas informações servirão de guia, entre outras coisas para produzir materiais que possam interessar esse público, tornando-o cada vez mais engajado com uma determinada marca.

Desta forma visitantes se transformam em leads, leads em oportunidades e oportunidades em vendas.

O formato é eficiente porque tudo é direcionado, seja através de segmentação por perfis, localidades, idades, ou pelo conteúdo, que para aquele público específico é relevante. Basicamente a metodologia do Inbound Marketing segue quatro etapas:
1) Atrair: Esta atração é conquistada a partir da produção de conteúdo de qualidade, que pode ser apresentado como:
-Textos em blog;
-Vídeos;
-Eventos;
-Conteúdo em redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin);
-Ferramentas de buscas como o Google, entre outras possibilidades.

Depois de atrair é preciso passar para o segundo passo que é converter!

2) Conversão: A conversão cria uma relação entre consumidor e marca. Transforma contato em lead e quando isto acontece, chegou a hora de fazer o que todo negócio quer: efetuar a venda!

3) Vender: Através de uma comunicação programática o Inbound Marketing possui ferramentas mais assertivas, para identificar dentro da jornada de compra, quem de fato está apto para se tornar um consumidor de determinada marca. A venda é uma das consequências da estratégia do Inbound Marketing, no entanto, não é a última. É preciso encantar e fidelizar!

4) Encantar e fidelizar: O encantamento é o principal segredo do Inbount Marketing e este sentimento deve estar presente em cada etapa da jornada. O consumidor deve sentir-se atraído por tudo que diz respeito ao negócio em questão e mesmo depois de finalizar a venda, a relação construída ao longo da jornada de compra deve ser mantida, pois, assim ele:

-Poderá voltar a Consumir;
-Falará bem de da marca;
-Recomendará para sua rede de relacionamentos.

É isto que as marcas que mais vendem no universo digital estão fazendo para alavancar seus negócios e é por este motivo também, que elas se tornam referências. Depois de entender as etapas do Inbound Marketing fica mais fácil
entender porque esta metodologia oferece a mais alta performance da atualidade.

Em resumo, o Inbound Marketing é uma excelente ferramenta para ajudar qualquer marca ou negócio alavancar suas vendas e se você ainda não está usando esta solução do marketing como estratégia, com certeza está perdendo tempo.

A Eagence é uma agência que trabalha com o marketing de resultados e o Inbound Marketing é apenas uma das muitas ferramentas que utilizamos para oferecer o que há de melhor para nossos clientes.

Evolua com a gente!

Comentarios