BLOGEAGENCE

BLOG
EAGENCE

Novos hábitos: veja a influência da pandemia nas plataformas digitais

Novos tempos, novos hábitos. Isso porque a pandemia do novo coronavírus provocou mudanças em todos os setores. Com isso, a proteção da população mundial tem sido cada vez mais priorizada, enquanto a ciência avança na busca da cura da Covid-19. Entre os novos hábitos está lavar as mãos com mais frequência, manter o isolamento e distanciamento social, higienizar compras, acessórios e alimentos com rigor, usar máscara. Essas e muitas atitudes adotadas na prevenção do coronavírus nos últimos meses transformaram rotinas nesta quarentena. Assim, com estes novos hábitos, o público passou também a aumentar a frequência de uso e presença nas plataformas digitais. Entenda melhor como a pandemia vem acelerando a transformação on-line, deixando as pessoas de diversas idades e em diversas localidades cada vez mais conectadas.

Segundo um estudo da Demanda Pesquisa, embora realizado no início da pandemia no Brasil, ainda em março, dos 1065 brasileiros entrevistados, 86% buscam informações sobre a pandemia na internet. Certamente isso demonstra que os hábitos de consumo da população nacional também estão mudando neste período. E conforme a SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) apurou, os brasileiros aumentaram as suas compras on-line. Ainda segundo a SBVC, 61% dos brasileiros aderiram às compras on-line devido ao isolamento social. Eventualmente, parece que este hábito deve continuar no pós-pandemia! Outro fato interessante é referente às compras de alimentos e bebidas pelos meios digitais, que cresceram 79% no período.

Home office chegou para ficar!

Além disso, o mercado de trabalho também tem mudado com a pandemia, com cada vez mais empresas adotando o home office. Esta foi uma forma encontrada de manter os colaboradores que podem ficar em casa e em segurança durante o período. Para isso, eles utilizam as plataformas digitais para se comunicarem: redes sociais, e-mails, reuniões on-line, entre outras plataformas.

Inegavelmente, parece que este formato chegou para ficar! De acordo com uma pesquisa realizada por uma companhia de recrutamento, divulgada pelo portal “Olhar Digital”, 86% dos entrevistados querem continuar com o trabalho remoto quando este cenário passar. Segundo os entrevistados, desta forma, eles sentem ter um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, além de evitarem o deslocamento do dia a dia.

Redes sociais

Em meio a este cenário de distanciamento social, com toda a certeza as lives – transmissões ao vivo em vídeo, encontros digitais e festas pelas famosas “calls” – estão cada vez mais populares. Do mesmo modo que as redes sociais, que já estão consolidadas no país, ganharam ainda mais força e seguidores. A consultoria Kantar entrevistou mais de 25.000 pessoas em 30 mercados, também no início da pandemia, entre os dias 14 e 24 de março. A partir disso, revelou-se que as redes sociais Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de cerca de 40% no período.

Falando em novos hábitos, é importante rever também as estratégias do seu negócio de acordo com o momento em que vivemos. Você está se atualizando com esta evolução de mercado? Se você está em busca de projetos assertivos para a sua divulgação digital, conte com a Eagence, agência de Americana especializada em Gestão de Mídias Sociais que atende clientes de todo o Brasil. Entre em contato para saber mais sobre nossas ações focadas nesta nova realidade.

Comentarios