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Métricas de marketing: como medir seus resultados

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de medir seus resultados. As próprias ferramentas de divulgação, em sua maioria dispõem de mecanismos de quantificação. Se aprofundar nelas é uma tarefa do gerente de marketing da empresa.

Conheça as principais métricas de marketing e saiba como medir seus resultados no mundo digital.

Primeiramente é preciso ressaltar a dificuldade de se obter dados na mídia tradicional.

Ao investir em TV, rádio ou veículos impressos, uma empresa não sabia a que público chegava a sua mensagem.

A principal maneira de fazer era por pesquisas. Um instrumento caro, especialmente para empresas de médio e pequeno porte.

Além de ampliar as possibilidades de divulgação nesse nicho, o marketing digital facilitou essa quantificação.

Campanhas por meio de redes sociais ou sites dão ao investidor a possibilidade de saber exatamente como foi o seu desempenho.

Nesse sentido, entender esses números e como melhorá-los é essencial para um bom gestor.

Conheça as principais métricas de marketing

Antes de mais nada, a audiência em si. O número de visualizações, cliques e engajamentos obtidos em um anúncio são o ponto de partida de sua análise.

Obter um bom volume nessa métrica, obviamente, é positivo. Todavia, trata-se de uma métrica que não pode ser analisada individualmente.

Nesse sentido, é preciso entender “de onde” essas visitas estão vindo.

No caso de sites, mecanismos de busca como o Google ou posts nas redes sociais.

Para anúncios nas próprias redes, a ponderação deve ser em relação à origem do clique/impressão.

Se a pessoa foi alcançada de forma orgânica ou paga.

Além disso, mais do que visualização, a busca na Internet é por interação.

Cliques, curtidas, compartilhamentos e toques no botão “salvar”.

É o chamado engajamento.

Para obter melhores resultados nessa métrica, o ideal é que você ofereça conteúdo de valor.

Algo que tenha relevância para a pessoa que foi impactada por seu anúncio.

Hora de converter e qualificar

Neste ponto do texto, você já deve ter entendido que um bom número de visualizações não basta.

Ter uma boa audiência, às vezes, não é garantia de retorno em vendas.

Dessa forma, outra métrica com que os gerentes de marketing devem se preocupar é a taxa de conversão.

Em outras palavras, quantas das pessoas impactadas pelo anúncio seguiram para o próximo passo na jornada de compra.

Esse público, portanto, é o chamado lead.

Alguém que demonstrou interesse por seu produto ou serviço.

Nesse sentido, entra mais uma métrica. A relação de custo por lead.

Um bom gerente de marketing deve saber quanto investiu para que cada uma dessas pessoas avançasse para essa etapa.

Por fim, nessa etapa de análise chegou a hora de computar as vendas!

Chamada de ROI, essa métrica analisa o custo total da campanha X a receita obtida através dela.

Abandono

Mensurar o resultado obtido com investimento na campanha parece ser o fim da jornada, certo? Errado!

Por último, é preciso analisar uma estatística importante para o seu processo de marketing digital. Trata-se de taxa de abandono.

Significa analisar quantos leads chegaram até a fase final de compra, mas desistiram dela.

Esse levantamento é essencial para verificar quais processos podem ser otimizados. Dessa forma, a expectativa é de que essa métrica esteja sempre na descendente.

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