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Marketing e RH: o valor da integração

À primeira vista os departamentos de Marketing e RH podem parecer como água e óleo. Enquanto o primeiro, na visão de muitos, cuida apenas de clientes. O segundo é responsável pela gestão dos colaboradores. Vamos falar neste artigo sobre o valor da integração entre eles para o sucesso de qualquer empresa.

Primeiramente é preciso abandonar o mito de que o marketing serve apenas para gerar vendas.

Suas estratégias e ações podem otimizar a atuação de diferentes setores da mesma empresa.

Como resultado, é possível aumentar a satisfação e reter clientes e reduzir custos.

Sob o mesmo ponto de vista, o Recursos Humanos faz muito mais do que gerar folhas de pagamento.

Passa por ele a seleção de colaboradores, além de questões legais e pessoais.

Nesse sentido, uma gestão efetiva e inteligente é essencial.

Uma semelhança muito forte entre os dois segmentos está nos dados.

Marketing e RH trabalham, sobretudo, com informações.

Métricas de audiência, conversão e retenção.

Produtividade, engajamento e turnover.

Em outras palavras, a coleta e a análise de dados fazem parte da rotina nos dois departamentos.

Marketing e RH no recrutamento

Qualquer gestor sabe que demitir custa caro.

De maneira idêntica, manter um funcionário que não está engajado com seu core business é certeza de ineficiência.

Dessa forma, contratar mal é certeza de prejuízo.

Mas como o marketing pode ajudar o RH a recrutar com mais assertividade? A resposta está em uma palavra: segmentação.

As ações de comunicação são direcionadas para atingir a “persona” de um negócio.

Do mesmo modo, é possível segmentar a divulgação de uma vaga em busca dos candidatos ideais.

Para isso, é essencial que o RH conheça o público-alvo do negócio.

Mais um motivo para investir na integração entre as equipes.

A gestão do RH, contudo, não termina na contratação.

Outro exemplo de atitude integrativa está no chamado endomarketing. A famosa comunicação interna.

Há muito tempo esse conceito deixou de ser a transmissão de mensagens de “cima para baixo”. Em que os colaboradores recebem informações da direção sem uma via de retorno.

Coleta de sugestões, participação em decisões e mecanismos para mensurar satisfação passaram a ser fundamentais.

Como resultado, temos uma equipe mais engajada. Que se sente parte do processo e não apenas uma ferramenta de execução.

Sugestões

Agora que você entende o valor dessa integração, hora de sugerir ações práticas.

Introduza em sua empresa uma cultura de endomarketing.

Uma boa sugestão nesse sentido está no processo de integração de novos colaboradores.

Campanhas de boas-vindas, com material multimídia, geram bons resultados.

Do mesmo modo, é possível engajar a equipe em diferentes campanhas.

Sejam elas de saúde e prevenção (como nos meses coloridos), datas comemorativas ou mesmo vendas.

Seja como for, essas ações devem ser planejadas.

Aqui na Eagence, campanhas de endomarketing fazem parte do planejamento de cada cliente.

Com a execução de ações digitais, homenagens, brindes e até processos internos de comunicação.

Conhecendo o propósito de cada empresa, é possível desenvolver campanhas assertivas e eficientes.

Descubra o poder do marketing de remodelação com a Eagence!

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