BLOGEAGENCE

BLOG
EAGENCE

Marketing de Influência: entenda o que é e se sua empresa deve investir.

O marketing de influência pode ser uma ótima opção para a sua empresa.
Desde já, se você está administrando uma empresa, já deve ter se deparado com alguns problemas relacionados à publicidade e à cobertura de mídia dessa companhia.

 

À primeira vista, no modelo tradicional de publicidade, as empresas contam com as personalidades e personagens do público para divulgar seus produtos. Da mesma forma, a publicidade tradicional geralmente depende de celebridades para as vendas, desde o início.

 

Em suma, por muito tempo esse padrão permaneceu inalterado, até que o advento da Internet permitiu o florescimento do conceito de interação.

 

Na era do marketing digital, com todas as redes sociais, blogs e outros meios de produção de conteúdo, as pessoas com muitos seguidores têm um grande papel na decisão de compra dos consumidores.

 

Dessa forma, os profissionais de marketing começaram a apostar em parcerias com esses influenciadores para transmitir informações benéficas à sua marca por meio do marketing de influência.

marketing de influência

​​Entenda o que é marketing de influência

O marketing de influência é um método que envolve a prática de ações focadas em indivíduos que exercem influência ou liderança sobre os potenciais clientes de uma marca, também conhecidos como influenciadores.

 

Assim, como benefício, esses influenciadores intervêm na decisão de compra de um cliente em favor de uma determinada marca. Afinal, isso acontece porque esses personagens possuem um elo de confiança com seu público.

marketing de influência

Como saber se devo investir em marketing de influência?

Você sabia que os brasileiros passam em média nove horas online? E, dessas nove horas, ele passa a maior parte do tempo nas redes sociais?

 

E, neste país consumidor de dados, os influenciadores são reis do conteúdo: 71% dos conectados dizem seguir algum tipo de influência e 62% dizem ter um influenciador favorito. Destes, metade afirma já ter comprado algum produto ou serviço recomendado pelo influenciador.

 

O LinkedIn é uma rede social mais voltada para o público B2B. No entanto, a presença de influenciadores também é perceptível. Uma pesquisa da Opinion Box descobriu que 21% dos usuários usam a rede para seguir influenciadores.

 

Como resultado, as estratégias de marketing de influência vêm ganhando espaço nos últimos anos e provavelmente continuarão a produzir melhores resultados no futuro.

 

Além de ser uma opção de marketing muito eficaz, também é muito rentável. As marcas podem atingir um grande público a um custo acessível e conseguir resultados mais melhores.

marketing de influência

Tipos de criadores de conteúdo

Outro ponto a ser determinado antecipadamente diz respeito ao tipo (ou tipos) de influenciadores com os quais a marca irá trabalhar.

 

Há algum tempo, as empresas priorizavam apenas pessoas com muitos seguidores, pois assumiam que as ações de marketing só seriam eficazes se fossem divulgadas por pessoas com grande visibilidade na internet.

 

Acontece que nem sempre um número alto traz um bom engajamento, por isso, o marketplace de influenciadores criou categorias para adequar melhor com cada perfil.

 

O ranking dos influenciadores digitais é dividido em 5 categorias:

  • Nanoinfluenciador: até 10.000 seguidores;
  • Microinfluenciador: 10 a 15 mil;
  • Intermediário: de 50 a 500 mil;
  • Macro Influenciador: 500.000 a 1 milhão;
  • Mega Influenciador: Mais de um milhão de seguidores.

 

Por exemplo, às vezes um nano influenciador pode atrair mais pessoas do que um grande influenciador. Por isso, é importante olhar para os outros números e entender exatamente o que esperar da parceria. Afinal, dependendo da campanha e seus objetivos, você pode obter os mesmos resultados, seja com alguém com 2.000 seguidores ou com outro com 1 milhão.

 

Porque apostar no marketing de influência?

Quando você precisa comprar um produto e escolher uma marca, geralmente procura informações sobre a eficácia desse produto e as opiniões de pessoas que o experimentaram.

 

Logo, a tendência é confiar na opinião de amigos ou de alguém que você segue na internet, do que naquilo que está escrito no próprio manual do produto, no que a marca diz sobre ele.

 

Assim, o senso de proximidade de seus seguidores com os influenciadores torna as informações que eles transmitem sobre determinadas marcas e produtos mais críveis.

 

Dessa forma, é mais provável que alguém decida escolher um produto ou serviço que seja especificado por alguém que, para ele, tenha boa reputação.

marketing de influência

Eles influenciam o comportamento de compra

Divulgar seu serviço ou produto por meio de um influenciador digital pode ser extremamente positivo para aumentar suas vendas, pois um influenciador pode implementar suas próprias estratégias para atingir seu público-alvo.

 

Ao promover um produto ou serviço, os influenciadores digitais têm a oportunidade de ajudar a aumentar as vendas justamente por sua credibilidade junto aos seus seguidores.

 

Os influenciadores digitais podem trazer novos clientes para o seu negócio e ajudar a reter clientes antigos.

marketing de influência

Como escolher o melhor influenciador para minha marca?

Sobretudo, encontrar o melhor influenciador para a sua empresa pode ser uma tarefa difícil. Desta forma, vários pontos devem ser levados em consideração:

  • nicho da sua empresa
  • valor disponível para investir
  • alcance do influenciador
  • porcentagem de engajamento do influenciador
  • suas habilidades de influência
  • entre outros.

 

O ideal é contratar profissionais especializados para fazerem essa curadoria. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o serviço de assessoria de imprensa da Eagence.

Comentarios