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Growth Hacking: entenda agora o que é e como aplicar na sua empresa

Em um mercado de concorrência acirrada, é comum ouvirmos sobre técnicas e maneiras de transformarmos os resultados de uma empresa. Isso acontece, principalmente, em startups e no cenário empreendedor. Sendo assim, o departamento de marketing dessas empresas, responsável por ajudar a atrair mais clientes, percebeu que era preciso inovar e começou a utilizar o growth hacking como estratégia de crescimento.

Com o passar dos anos o termo se popularizou e, com isso, muitas práticas e cases de sucesso começaram a surgir. Dessa forma, é normal que os profissionais estejam cada vez mais interessados em aprender o método.

Neste post você vai aprender o que é o growth hacking, onde surgiu essa técnica e como aplicá-la na sua empresa. Vamos lá?

O que é growth hacking?

Primeiramente, vamos entender a origem deste termo? Growth, do inglês, significa crescimento, enquanto hacking, apesar de ter uma conotação negativa, é traduzido como ‘’brecha’’. Então, o processo de growth hacking é encontrar brechas para o crescimento.

É comum pensar, inicialmente, que a técnica resolve num passe de mágica todos os problemas de marketing e vendas. Entretanto, o growth hacking não é baseado em truques. Muito além de um método, ele é uma maneira de pensar que vai direcionar todas as ações de uma equipe.

O growth aplicado dentro de um departamento de marketing, por exemplo, consiste em fugir dos meios tradicionais e inovar para solucionar problemas. Pensar, testar e analisar experimentos sempre com o objetivo de manter o crescimento escalável.

Como aplicar growth hacking na minha empresas

Agora que você já compreendeu o que é o growth hacking, vamos conhecer quais as etapas necessárias nesse método?

 

  • Definição do problema: nesta etapa, pense e foque em uma dor importante que a sua empresa precisa solucionar.
  • Brainstorming: do inglês ‘’tempestade de ideias’’. Então, reuna toda a equipe para pensar, juntos, nas melhores alternativas.
  • Seleção das melhores ideias: neste momento, você precisa escolher a melhor ideia para o seu experimento. Aqui, vale sempre optar pela qual demandar menor esforço e indicar mais resultados.
  • Documentação do experimento: agora é hora de definir e anotar o passo a passo dos processos. Escreva, por exemplo, quais ações você irá executar, quem participará do processo e como tudo isso será executado.
  • Testar: é a hora de realmente colocar a mão na massa. Faça testes, muitos testes!
  • Analisar os resultados: Chegou o momento de analisar todos os resultados. Porém, não se preocupe caso o experimento der errado: growth hacking não é sobre tudo sempre dar certo. É por isso que você tem a liberdade de pensar em soluções inovadoras e testá-las.

 

Alguns cases para se inspirar

Algumas empresas são famosas por utilizarem growth hacking e obterem ótimos resultados. O Dropbox, por exemplo, ofereceu mais espaço de armazenamento para os usuários que indicaram a

plataforma para outros amigos. Veja bem, temos aqui um jeito efetivo de captar novos clientes.

Já o Hotmail, em 1996, colocou a seguinte frase na assinatura de cada usuário: ‘’P.S.: Eu te amo. Crie seu e-mail grátis no Hotmail’’. Naquela época, tal atitude foi responsável por mais de 1 milhão de usuários cadastrados em menos de seis meses. No caso em questão, a empresa trabalhou o gatilho de ‘’Eu confio nesta pessoa, portanto, se ela recomenda este serviço, eu vou experimentar também’’.

Por último, temos o caso do Orkut, que mesmo não sendo mais utilizado atualmente, também conseguiu milhares de usuários. Na época, só entrava no site quem recebia o convite de um amigo. Aqui, foi utilizado o gatilho da exclusividade e a companhia também obteve ótimos benefícios.

Logo, o growth hacking é, antes de tudo, uma maneira de pensar em soluções diferentes e criativas para transformar os resultados da empresa. Sendo assim, montando cada etapa do processo e realizando testes você poderá analisar o que funciona ou não para a sua estratégia.

O que você está esperando para transformar seus resultados? Na Eagence temos profissionais altamente qualificados para ajudar você nas mais ousadas estratégias de crescimento. Fale com a gente agora mesmo!

 

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