BLOGEAGENCE

BLOG
EAGENCE

Fim da contagem de likes no Instagram: o que muda para as marcas?

Descubra como a alteração na visualização de curtidas impacta as contas comerciais.

As redes sociais mudam o tempo todo, e com o Instagram isso não é diferente. Desde o começo, a plataforma já passou por inúmeras mudanças. Entretanto, a anunciada no dia 17 de Julho certamente é a mais significativa para a história do aplicativo: o fim da contagem de likes.

Muito mais do que compartilhar fotos, o Instagram despertou o interesse das marcas quanto à possibilidade de novos negócios na rede social. Por isso, essa mudança também impacta diretamente esses perfis.

O número de curtidas, apesar de ser uma métrica de vaidade, é considerado importante por muitas marcas – tanto que algumas até compravam curtidas! Entretanto, com o fim da contagem de likes, o conteúdo de qualidade passa a ser o foco da rede social. Quer entender mais sobre isso? Então acompanhe a leitura que preparamos para você!

É realmente o fim das curtidas no Instagram?

Não! Na verdade, o Instagram ocultou a visualização do número de curtidas públicas, ou seja, você não conseguirá ver a quantidade de likes nas fotos de outros usuários. Além disso, essas mudanças valem apenas para o aplicativo, já que se você acessar o site do Instagram, o número de curtidas ainda é visível para todas as pessoas

Ainda é importante lembrar que a mudança faz parte de um período de testes em que a rede social, inicialmente com o Canadá e agora com o Brasil, tenta perceber se as alterações terão um impacto positivo para os usuários, já que o Instagram é considerada a rede social mais tóxica à saúde mental.

Qual o impacto para as contas comerciais?

De forma geral, tentar diminuir o clima de competição e ansiedade que a visualização do número de likes traz é positivo para os usuários. Porém, as marcas precisarão se adaptar às mudanças. Dessa forma, se antes o alto número de curtidas numa publicação servia como gatilho para que mais pessoas deixassem seus likes nela, agora isso dependerá única e exclusivamente da qualidade da informação.

‘’Não queremos que as pessoas sintam que estão em uma competição dentro do Instagram e nossa expectativa é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focar menos nas curtidas e mais em contar suas histórias.’’ (Porta-voz do Instagram)

Ou seja: as empresas que querem continuar com um bom engajamento na rede social precisam apostar no conteúdo de qualidade, feito com criatividade e com foco na interação com os usuários. A dica é utilizar ainda mais os recursos do Instagram Stories para interagir com seguidores e, assim, até descobrir qual o tipo de conteúdo que o seu público quer consumir.

Além disso, como o número de curtidas não é mais público, foque no que realmente é importante: os comentários. Para isso, faça publicações com perguntas e que estimulem a interação com os usuários; e, claro, não se esqueça de responder a todos que comentam as fotos.

É importante comentar que os perfis comerciais continuam tendo acesso a outras métricas importantes como impressões, cliques no site, alcance e visualizações de perfil. Ainda assim, as empresas poderão contabilizar o número de curtidas por meio de softwares de monitoramento de redes sociais, já muito utilizados atualmente.

Por fim, se as mudanças na contagem de likes serão permanentes nós não sabemos; o que sabemos é que, para as contas comerciais, o foco passa a ser ainda maior em produzir conteúdo de qualidade e prezar pela interação com os usuários para que essa mudança não impacte negativamente as vendas.

E você, já sentiu o impacto das mudanças na conta da sua empresa? Lembre-se que o foco agora é no conteúdo de qualidade! Para isso, conte sempre com o apoio da EAGENCE, a agência que traz resultados incríveis para os seus negócios.

Comentarios