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Existe limite para a oportunidade? Conheça o Marketing de Emboscada

Sabe quando dizem para “não deixar a oportunidade escapar”? Este é o pensamento que norteia o Marketing de Emboscada. Este conceito é bastante usado em ações de divulgação de marca, principalmente nos eventos esportivos. São estratégias que driblam acordos comerciais entre patrocinadores e apoiadores de diversas ocasiões, pegando o público de surpresa. Assim, quando você menos espera, já foi impactado! Mas será que vale a pena remodelar seus negócios e investir neste tipo de divulgação? É o que vamos discutir hoje!

Marketing de Emboscada, também conhecido por ambush marketing, é definido por ideias e ações publicitárias realizadas em eventos que têm contratos de exclusividade com determinados patrocinadores e apoiadores. É uma forma de uma marca que não está diretamente associada àquela ocasião “dar um jeitinho” de aparecer, seja por associação, seja por intrusão.

Quando o Marketing de Emboscada acontece por associação, são criadas ideias que induzem o público a acreditar que o produto ou marca estão sendo abordados ali. E por intrusão, ou até mesmo chamado de intromissão, é considerado o Marketing de Emboscada que se refere a atividades promocionais realizadas nesta ocasião, mesmo sem qualquer apoio ou patrocínio a este evento.

Exemplos de Marketing de Emboscada

Um clássico em um grande clássico: o marketing de emboscada da Brahma na Copa de 1994. Nesta ocasião, a Brahma celebrava a liderança no mercado nacional, posicionando-se como a “número 1”. Então, em acordo com o jogador Romário, quando ele fazia um gol, erguia o dedo indicador como se apontasse “o número 1”.

Agora, vamos a um exemplo mais recente. Este aconteceu nas Olimpíadas de 2012, em Londres, Inglaterra. A Beats, marca de fones de ouvido, conseguiu uma grande mídia espontânea distribuindo fones coloridos e chamativos para atletas de diversas delegações. Então, muitos deles foram fotografados e filmados usando os luxuosos fones, ajudando na divulgação da marca.

A regra é clara!

Hoje, o Marketing de Emboscada é considerado ilegal e pode gerar punições jurídicas, incluindo detenções de até um ano! Ou seja, antes de tentar dar uma de espertinho, é necessário suporte e analisar o que pode e não pode a partir da lei 12.633/12, do artigo 31 do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), do artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor e do artigo 2 da lei 9.279/96. Mas, se podemos dar um conselho, lá vai: o marketing oferece 1.001 conceitos que são efetivos para suas campanhas, então para que escolher o mais perigoso e delicado judicialmente?

Você pode, por exemplo, trocar esta opção pelo Marketing de Remodelação. Este conceito foi criado pelo fundador da Eagence Marketing, Rodrigo Cardoso, e já está direcionando ações de divulgação de marcas em produto em diversos negócios. Isso porque o Marketing de Remodelação não é baseado em estratégias pré-moldadas, pelo contrário, ele ajuda você a repensar suas ações e alcançar o destaque estimado, além de potencializar os negócios em todas as vertentes. Quer saber mais? Então entre em contato com a Eagence agora!

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