BLOGEAGENCE

BLOG
EAGENCE

Entenda o que é endomarketing e como ele pode impactar na produtividade de uma empresa

Você sabe qual é a importância do coração para o corpo humano? Se você respondeu que é essencial, pois se ele parar de bater, o resto do corpo não funciona, então já entendeu o papel do endomarketing, ou marketing interno.

De uma maneira bem simples, podemos dizer que o endomarketing é o marketing interno feito para os colaboradores de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande.

Normalmente o endomarketing, que é um processo de comunicação, está relacionado as ações de capacitação, treinamento, desenvolvimento pessoal e plano de carreira.

Por sua vez, esses movimentos resultam em uma equipe mais:

• Engajada;
• Comprometida;
• Motivada;
• Produtiva.

Quando o endomarketing funciona, a rotatividade no quadro de colaboradores tende a diminuir, tendo em vista que as pessoas, sentem satisfação, comprometimento e orgulho de suas funções.

Além de concordar com o processo organizacional da empresa, elas compartilham de seus valores, propósitos e de sua cultura, o que acaba gerando uma admiração para quem olha de fora.

Sabe aquela velha história: um bom lugar para se trabalhar, acaba sendo o emprego dos sonhos para muita gente.

É isto que o endomarketing faz! Ele não apenas incentiva os colaborados a vestirem a camisa da equipe, simplesmente para entrar em campo e cumprir tabela, mas principalmente para lutarem pela vitória.

Grandes corporações como o Google, Magazine Luiza, Amazon, Scania, Nubank, Globosat e tantas outras, já entenderam a importância do endomarketing para o seu crescimento e não por acaso, figuram entre as melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Lembra da alusão citada no início desse conteúdo sobre a função do coração e do cérebro, em relação ao funcionamento do corpo humano?

Obviamente, nela os colaboradores de um negócio representam o bombeamento do sangue enquanto o cérebro é a empresa.

Apesar de funções distintas, um não sobrevive sem o outro. O mesmo acontece com um negócio, afinal, empresas são feitas de gente e gente feliz, produz mais!

Assim como acontece com o coração, para que ele funcione de maneira saudável, entre outras atitudes, é preciso manter uma alimentação saudável e praticar exercícios, acontece também com o endomarketing.

Para que um colaborador se sinta motivado para manter a empresa onde trabalha, saudável e não apenas funcionando, é preciso alimentá-lo!

Algumas medidas como acolhimento, plano de carreira, sistema de benefícios, entre outras ações, ajudam nessa nutrição, porém, muitas outras coisas podem ser feitas para fazê-los satisfeitos.

Entre elas, destacam-se:

• Reconhecimento;
• Incentivo;
• Comunicação aberta;
• Conscientização sobre seus papeis dentro da empresa, entre outros.

Em síntese, o endomarketing é uma ferramenta indispensável, assertiva e muito eficiente.

Se você não quer entrar em campo sozinho, para jogar em um mercado cada vez mais competitivo, sua empresa precisa implementar o endomarketing.

Quer ajuda para entender melhor o que você pode fazer para engajar seus colaboradores através do endomarketing? Nós da Eagence podemos te ajudar.

Vamos evoluir juntos e fazer o coração da sua empresa pulsar cada dia mais forte e feliz?

Entre em contato!

Comentarios