BLOGEAGENCE

BLOG
EAGENCE

Entenda o Conceito do Funil de Marketing

Na Era digital uma das maiores buscas da Publicidade e do Marketing é criar estratégias que auxiliem na captação de clientes.

Sendo assim, uma série de soluções foram sendo desenvolvidas ao longo do tempo, tendo como foco uma tomada de decisão pela conversão de maneira mais rápida e assertiva.

Com a mudança das estratégias, houve também uma alteração no conceito do que antes era conhecido como Funil de Vendas e que hoje se define melhor como Funil de Marketing.

Essa transformação aconteceu porque apenas vender um produto ou serviço, já não é mais suficiente. É preciso:

• Satisfazer;
• Encantar;
• Fidelizar.

Logo, todos os passos da jornada de compra, devem promover uma experiência agradável ao consumidor que, por consequência, se sente cada vez mais próximo de sua marca preferida.

Não por acaso o Storytelling tem se tornada uma estratégia eficiente do Marketing, afinal, ele cumpre exatamente essa função, entretanto, isto é assunto para outro post.

Basicamente, o Funil de Marketing pode ser definido como a representação das etapas que os consumidores de um determinado produto ou serviço passam para concluir uma compra, período também conhecido como jornada de compra.

Desde o primeiro contato com a marca até o pós-vendas, existe atuação do Funil de Marketing que classifica cada período de acordo com sua etapa.

As etapas do Funil de Marketing são:
Topo do Funil: momento em que o possível cliente entende que tem uma dor, ou necessidade, também conhecida como etapa da consciência;

Meio do Funil: esse momento é aquele que ao reconhecer que tem um problema, ele se torna um lead e vai atrás da solução. Essa é a fase da consideração;

Fundo do funil: é quando depois de pesquisar e por isto, tornar-se um lead qualificado, ele decide tomar a decisão de compra.

Dentro de cada uma dessas etapas, o Funil de Vendas vai aplicando gatilhos mentais, sempre com o objetivo de efetuar a conversão da venda.

Lembre-se: cada etapa do Funil de Marketing necessita de estratégias específicas para que sejam eficientes.

Diferente do antigo Funil de Vendas, quando o Marketing só trabalhava para conquistar clientes e o restante do trabalho ficava para a equipe de vendas, hoje o Funil de Marketing atua do começo ao fim da jornada, sempre com o
intuito de dar suporte à jornada de compras.

O segredo do sucesso do Funil de Marketing é que ele permite a criação de estratégias mais direcionadas, o que, portanto, garante a conversão mais facilmente.

Em resumo, um Funil de Marketing bem executado atrai pessoas, que se tornam leads qualificados e posteriormente clientes fiéis de uma marca.

Você precisa aumentar suas vendas e não sabe como? Experimente utilizar o Funil de Marketing para alavancar seu negócio.

A Eagence é uma agência de Publicidade, Marketing, Relações Públicas e Mídias Digitais, especialista em estratégias que trazem resultados reais aos nossos clientes, inclusive utilizando o Funil de Marketing.

Vamos evoluir juntos?

Comentarios