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Entenda como marcas famosas utilizam a psicologia das cores

 

Aprenda como o Uber, McDonald’s, Spotify, Nubank e várias outras marcas utilizam os benefícios da psicologia das cores.

Quais marcas surgem à sua mente quando citamos a cor vermelha? Aposto que você pensou em marcas bem conhecidas, e nem precisamos citar o nome delas por aqui. Isso acontece porque as cores são capazes de transmitir emoções e sensações às pessoas. A esse fenômeno, portanto, damos o nome de psicologia das cores.

Todos os dias surgem novas marcas no mercado. Entretanto, poucas terão a capacidade de se tornarem memoráveis a ponto de serem lembradas apenas pelas suas cores.

Neste post, você verá como algumas marcas famosas utilizam a psicologia das cores. Portanto, aproveite a leitura!
O que é a psicologia das cores?
A psicologia das cores é a ciência que estuda a capacidade que as cores têm de transmitir sensações, sentimentos e, até mesmo, influenciar a atitude do público. Nas marcas, ela tem extrema importância, já que algumas cores têm a capacidade de aproximar as pessoas, enquanto outras podem simplesmente afastá-las do seu negócio.
As cores nas marcas

Você provavelmente já entendeu a importância das cores para o marketing, não é? Por isso, ao criar uma marca nova, é essencial compreender como elas podem influenciar o sucesso de uma empresa. Não é à toa que, no início do texto, perguntamos quais marcas você imediatamente lembrava ao pensar na cor vermelha e, provavelmente, a sua resposta foi a Coca-Cola.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o assunto, vamos conhecer as cores de algumas marcas muito famosas. Vamos lá?

Roxo

A cor roxa transmite a sensação de criatividade, inteligência e resolução de problemas, além de também ser responsável pela sensação de algo inovador. A Nubank, por exemplo, escolheu o roxo para fazer parte da identidade visual da empresa. A escolha, inclusive, deu muito certo, já que os fãs da marca chamam o cartão de crédito carinhosamente de ‘’roxinho’’.

Preto

A cor preta transmite a sensação de sotisticação e luxo nas marcas. Prova disso é que a logo do Uber é preta. E, realmente, passa a ideia de algo moderno e sotistifcado, à altura de concorrer com os táxis e ganhar a preferência de boa parte dos consumidores.

Vermelho

O vermelho se destaca por ser uma cor quente e que transmite paixão – e também sensação de fome. Por isso, ela é utilizada por algumas marcas famosas de comida e bebida, como o McDonald’s, Burger King, Coca-Cola e também o aplicativo iFood.

Verde

Amplamente utilizado em hospitais e consultórios médicos, o verde transmite a sensação de equilíbrio e segurança. Além disso, também é associada a produtos naturais. Não é à toa que a marca de sanduíches Subway usa essa cor, já que esses são mais saudáveis que os de seus concorrentes. Além dessa empresa, o verde também é utilizado na logo do Spotify, Heineken e Starbucks.

Laranja

O laranja é menos vibrante que o vermelho, porém também traz a sensação de algo agradável, amigável e divertido. A Nickelodeon, concorrente direta do Cartoon Network, apostou nessa cor para se tornar conhecida entre o público infantil. Além dela, outra empresa conhecida pela cor laranja é o Itaú. Prova disso é que eles já lançaram um comercial inteiro sem citar o nome da marca, apenas utilizando imagens e tons de laranja.

Azul

Esta cor transmite confiança, segurança e também aumenta a produtividade. Inclusive, a cor é ligada, principalmente, às empresas de tecnologia. Facebook, LinkedIn e Twitter são fortes exemplos de marcas que utilizam o azul para serem lembradas no mercado.

Amarelo

O amarelo passa a sensação de estímulo, otimismo, felicidade e, inclusive, pode estimular o apetite das pessoas. O McDonald’s, novamente, é um excelente exemplo da força que a cor tem, já que no passado era comum se referir a essa marca por causa dos famosos ‘’arcos dourados’’ nas estradas americanas.

Além de todos os significados que já comentamos, o amarelo também é muito utilizado para sinalizar atenção; a marca Post-it, por exemplo, ficou tão conhecida que dificilmente as pessoas chamam esse produto pelo nome correto (bloco de notas adesivas).

Viu como as cores são essenciais na estratégia de sucesso de uma marca? Isso porque, muitas vezes, as pessoas reparam na cor muito antes de lerem o nome de uma empresa. Por isso, é importante não subestimar os benefícios que a psicologia das cores é capaz de promover.

Você ainda não decidiu qual cor utilizar na sua marca? Pois saiba que a EAGENCE pode te ajudar! Venha nos visitar e converse com os nossos profissionais.

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