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Design de Embalagem: entenda a importância dessa estratégia no Trade Marketing!

Descubra como o design de embalagem pode ser um diferencial competitivo para as marcas nos pontos de vendas.

Quantas vezes você já ouviu a frase ‘’a primeira impressão é a que fica’’? Essa sentença pode valer para vários momentos, inclusive quando falamos em marketing e vendas. As pessoas fazem compras motivadas pelo desejo e também pela imagem do produto, o que torna o design de embalagem um pilar essencial no retorno do investimento das campanhas.

Nós já te explicamos neste artigo o que é o trade marketing e qual a sua importância na estratégia de marketing e vendas, mas para ficar ainda mais claro, pense em um fato do cotidiano: você já foi a um supermercado e encontrou um stand de uma nova marca de café, suco ou qualquer outro produto oferecendo degustação? Essa é uma técnica clara de trade marketing, em que as estratégias de divulgação são realizadas exatamente no ponto de venda do produto.

Agora que o conceito de trade marketing ficou mais claro, podemos então evidenciar a importância que o design de embalagem tem para essa estratégia. Diante de um mercado tão competitivo como o atual, com vários produtos com tecnologias e funções parecidas, é importante entender que os consumidores também se preocupam em como o seu produto se apresenta e não somente o que ele faz.

Segundo pesquisas do ABRE – Associação Brasileira de Embalagens, 75% das empresas que investem no design de embalagem para seus produtos aumentaram suas vendas, e 41% delas conseguiram reduzir os custos. Ou seja: fica claro que, além das questões de segurança e normas com informações obrigatórias em embalagens, investir nesse quesito traz uma valorização do seu produto perante os consumidores.

Outra pesquisa realizada pela ABRE mostrou que o cliente, quando está diante de vários produtos parecidos, opta por aquele que tem a embalagem mais atraente e prática. Por isso, é importante produzir embalagens adequadas e investir em pesquisas de design com o público, analisar a concorrência, ficar atento às normas (obrigatoriedade das informações nas embalagens) e se a embalagem pode ser reutilizável ou reciclável.

Por tudo isso, investir no design de embalagem é um ato essencial para aumentar o retorno das suas campanhas de trade marketing. Se no início do texto falamos que a primeira impressão é a que fica, a embalagem tem a missão de fixar a imagem da marca e faz com que o cliente perceba mais valor no produto; e num mundo cada vez mais competitivo, é necessário investir esforços e se diferenciar da concorrência também nos pontos de vendas.

Viu como o design de embalagem é um importante aliado para sua estratégia de trade marketing? Se você gosta dos nossos conteúdos, continue acompanhando o nosso blog! E se precisar de ajuda para a sua estratégia de marketing, entre agora mesmo em contato com a gente!

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