BLOGEAGENCE

BLOG
EAGENCE

Descubra a diferença entre site, hotsite, landing page e portal

Saiba as diferenças entre essas ferramentas e como utilizá-las conforme a necessidade da sua empresa.

Quem trabalha com marketing digital se depara todos os dias com várias estratégias para atrair mais leads (potenciais clientes) e aumentar a receita da empresa. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar em site, hotsite, landing page e portal. Em meio a tantas formas de atrair consumidores, você realmente sabe o que é cada um desses conceitos e qual a diferença entre eles?

Bom, um site é o endereço da sua empresa na internet. São várias páginas hospedadas no mesmo domínio. Sua função é atrair novos visitantes e conectar seus conteúdos e produtos com potenciais clientes. Aliás, seu futuro consumidor, ao acessá-lo, procura conhecer bastante sobre a marca antes de fechar negócio.

Já o hotsite é uma página provisória dentro do seu site principal. Geralmente, ele é utilizado por tempo determinado e surge para anunciar alguma oferta. Denominado ‘’site quente’’ em sua tradução para o português, você provavelmente já viu alguma marca utilizando dessa estratégia para divulgar uma oferta. Diferentemente do site, o apelo visual é bem forte e o foco é que seu futuro cliente realize a ação de compra ou cadastro.

Você não deve confundir hotsite com landing page: chamamos de landing page uma página fixa e com um objetivo único: conversão. Ela geralmente oferece um material rico como, por exemplo, um e-book ou infográfico e tem menos elementos que uma página comum. Assim, o usuário não se confunde em meio a tantas informações e pode clicar no CTA (chamada para a ação) sinalizado pela empresa. Normalmente, o futuro cliente precisa deixar algum dado, como o e-mail, e ele se torna um lead dentro do funil de inbound marketing.

Agora que já te explicamos vários conceitos, você deve estar se perguntando o que é um portal, não é? Por acaso você já acessou algum portal de notícias famoso para buscar informação? Se sim, fica fácil entender que, diferentemente de um site e das outras estratégias já mencionadas, um portal tem a função de gerar conteúdo específico para quem consome aquela informação. Logo, um portal é o lugar para construir um relacionamento com o internauta.

Como você aprendeu, cada ferramenta tem objetivos diferentes. Enquanto o site serve como a porta de entrada do seu futuro cliente com a sua marca, a landing page deve ter pouquíssimas informações, para que o objetivo de conversão seja alcançado. Contudo, você pode utilizar o hotsite quando a sua empresa lançar um produto/serviço específico. Já o portal fica a critério da sua estratégia de marketing: você só deve utilizá-lo se for para propagar um relacionamento real com seus visitantes.

Se você ainda tem dúvidas de como criar essas estratégias e utilizá-las a favor da sua empresa, conte com a gente! A Eagence Marketing te ajuda a gerenciar todas essas ferramentas para que você alcance os melhores resultados para a sua marca.

Comentarios