BLOGEAGENCE

BLOG
EAGENCE

Como atrair e fidelizar clientes utilizando conteúdo personalizado

Aprenda qual a importância de criar um conteúdo personalizado e de qualidade para atrair e reter seus clientes.

Você tem a sensação de estar perdido em meio a tantos conteúdos disponíveis na internet? Se sim, saiba que os seus potenciais clientes também! Por isso, em meio a esse turbilhão de informações, é muito importante criar um conteúdo personalizado e de qualidade. Assim, além de se destacar da concorrência, você resolve as dúvidas e dores do seu público-alvo.

Você talvez esteja se perguntando se investir tantos esforços na produção de conteúdo vale a pena, não é mesmo? Então, continue a leitura para entender o quão importante é esse processo.

O que é um conteúdo personalizado?

Um conteúdo personalizado é aquele que você cria com base na preferência e necessidades da sua persona. Ou seja, você se preocupa em saber quais os assuntos que realmente interessam o seu público e começa a produzir blogs posts, e-books, webinars e demais formatos de conteúdo para atrair e nutrir seus potenciais clientes.

Para isso, você deve tomar bastante cuidado quando montar uma estratégia de conteúdo personalizado. Para te ajudar, separamos alguns passos que você deve seguir:

  • Conhecer a fundo a persona e começar a produzir conteúdo baseado nas dores dela;
  • Utilizar o Google Analytics para descobrir os interesses do seu público-alvo;
  • Enviar o conteúdo certo no momento certo (respeitando o funil de inbound marketing);
  • Manter a frequência;
  • Produzir diferentes formatos de conteúdo.

Quais as diferenças entre conteúdo para atrair e conteúdo para fidelizar?

Agora que você já sabe a importância de produzir conteúdo personalizado, é necessário entender a diferença deles para obter os melhores resultados nos negócios.

Dentro do marketing de conteúdo, seguimos o caminho do funil de inbound marketing, que é: atrair; educar e nutrir com materiais que resolvam as dores da persona. Todas as etapas têm como objetivo levar o lead até o processo de consideração para compra do seu produto/serviço. Dessa forma, você não foca somente em mostrar o quão bom o seu produto/serviço é, mas sim o impacto que ele tem na vida dos seus clientes.

Conquistar um cliente com a ajuda de conteúdo é incrível, mas segundo o pai do Marketing, Philip Kotler, fidelizar um cliente custa de 7 a 5 vezes mais barato que sempre investir em estratégias para atrair novos consumidores.

Então, segundo Neil Patel, é nessa hora que você deve pensar em conteúdos que elevem a experiência do seu cliente com o produto. Para isso, você pode utilizar os seguintes formatos:

  • E-mail marketing com newsletters enviando alguns posts e materiais que mostrem todo o potencial do seu produto/serviço;
  • Webinars, tutoriais e demais conteúdos que mostrem novas funcionalidades do produto/serviço;
  • Páginas de auto-ajuda.

Os benefícios de investir em conteúdo personalizado

Viu como é importante investir em conteúdo personalizado? Então, agora é hora de entender quais os benefícios que você pode obter com essa estratégia!

Reduz o esforço do ciclo de venda

Se você utilizar o conteúdo pensando em todas as etapas do funil que a sua persona vai percorrer, e educá-la da melhor maneira, até que ela chegue ao estágio de consideração, concorda que é muito mais fácil que o time de vendas consiga um sim desse futuro cliente?

Transforma clientes em promotores da sua marca

Depois que você consegue mostrar para o cliente que ele é muito mais do que uma venda, é muito provável que ele recomende seus serviços (o famoso marketing boca a boca) e vire um promotor fiel da sua marca. Inclusive, essa é a forma mais barata de conseguir audiência e potenciais novos clientes para o seu negócio!

Comece a produzir conteúdo personalizado agora mesmo

O conteúdo personalizado é muito importante para você atrair os consumidores e levar informação que gere valor para eles, além de fazer seus atuais clientes recomendarem a sua empresa para outras pessoas.

Você não vai ficar de fora dessa, não é? Nossa sugestão é você começar agora mesmo a pensar na sua estratégia de conteúdo personalizado. Portanto, lembre-se: a EAGENCE Marketing conta com os melhores profissionais para te ajudar nessa jornada. Nos vemos no próximo post!

Comentarios