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Chatbots: aprenda hoje mesmo o que são e como utilizá-los na sua empresa

Os chatbots não são mais apenas uma tendência futurista: várias empresas já os utilizam no dia a dia para diferentes finalidades.

Você sabia que, mesmo que não entenda o que são chatbots, você provavelmente já interagiu com eles? Isso porque há muito tempo os robôs deixaram de ser apenas uma tendência do futuro para se tornarem verdadeiros aliados no atendimento ao cliente, e-commerce e em setores de marketing e vendas.

Pense bem: há várias atividades rotineiras que podem ser automatizadas para que seus colaboradores realmente possam focar em tarefas mais complexas. Além de deixá-los motivados, você torna os processos ágeis tanto para os atuais clientes quanto para atrair novos consumidores.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda não entendem como funcionam os chatbots, por isso vamos contar tudo neste post. Preparado?

O que são chatbots?

Chatbots são robôs programados para serem capazes de conversar com humanos e realizar processos repetitivos. Há dois tipos principais de chatbots: os simples, que são programados usando regras e palavras-chave, e os complexos, que utilizam inteligência artificial.

Os chatbots simples, como o próprio nome diz, são programados baseados em palavras-chave. É como se a equipe responsável pelo bot criasse vários diálogos com perguntas e respostas das dúvidas mais recorrentes dos usuários. Porém, é importante comentar que esse tipo de chatbot é mais limitado e, caso o cliente queira falar sobre algo que não está na programação do robô, é comum ele receber a resposta ‘’desculpe, não entendi, você pode repetir?’’.

Já os chatbots complexos, por sua vez, são baseados em inteligência artificial e, consequentemente, simulam muito melhor as interações com humanos. Esse robô é responsável por coletar o histórico das perguntas e interações com os clientes para responder de forma mais eficaz ao usuário, mesmo que a pergunta recebida não esteja no repertório programado dele.

Como utilizar chatbots na sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é um chatbot, vamos aprender como você pode utilizá-lo na sua empresa?

Primeiramente, devemos comentar que o uso mais comum está relacionado com o processo de atendimento ao cliente, porém esse não é o único. Você também pode utilizá-los para conseguir mais leads e vendas dentro do funil do comercial e marketing, por exemplo.

As facilidades são inúmeras, porém recomendamos que, antes de implantar um bot na sua empresa, você analise, planeje e verifique se faz sentido e qual será o ROI (retorno do investimento) de tal ato. Feito isso você pode decidir qual o processo da sua empresa que terá mais lucro com o uso de chatbots.

A seguir, mostraremos algumas finalidades dos robôs para as empresas. Continue lendo!

No atendimento ao cliente, os chatbots podem ser utilizados para responder perguntas simples, basicamente como em um FAQ (perguntas frequentes). As vantagens aqui são que, além de trazer mais produtividade para a sua equipe que estará focada em resolver assuntos mais complexos e desafiadores você entrega um atendimento ágil e de qualidade para os usuários, já que os bots podem ser utilizados 24 horas por dia.

Já no e-commerce, por exemplo, os robôs são muito utilizados para automatizar e acelerar o processo de vendas. Como a maioria dos bots é baseada em inteligência artificial, é possível analisar o histórico das interações do cliente no site para que, quando ele retornar àquela loja virtual, o bot mostre promoções e produtos que o futuro cliente deseja.

Mas os usos dos chatbots não param por aí: como já falamos, você também pode utilizá-los dentro da sua estratégia de marketing e vendas. Isso porque, analisando a interação dos seus potenciais consumidores por meio dos bots, você pode programá-los para enviar mensagens no tempo certo e avisar quando há novos conteúdos conforme o estágio da jornada de compra.

Viu como os chatbots podem ser fiéis aliados da sua estratégia de crescimento? Realmente, a época em que falar com robôs era coisa do futuro com certeza ficou para trás. Sendo assim, muitas empresas já implantaram o uso dos robôs e você provavelmente já conversou com algum deles por aí. Quanto às finalidades e benefícios não há dúvidas: são várias. Para isso, basta você planejar e implantá-los no processo que fizer mais sentido à sua empresa.

Nós da EAGENCE entendemos tudo sobre chatbots e já estamos preparados para ajudar você a obter os melhores resultados. Entre em contato agora mesmo!

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